Mudanças climáticas

Todo dia 15 de outubro, desde 2007, a blogosfera mundial se reúne para chamar atenção em torno de um tema. Estamos agora em 2009 discutindo as mudanças climáticas. Esse é o Blog Action Day. "Um dia. Uma causa. Milhares de vozes." Hoje nós vamos comentar aqui no embrulhapeixe peças do jornalismo interativo-visual que conversam com esse tema.



Nossa primeira indicação de hoje é esse infográfico da revista Época Negócios que traz informações sobre os limites de emissões de CO2, o peso e as conexões das várias fontes que emitem esse gás (imagem abaixo), somados a informações sobre desastres naturais e outras consequências do aquecimento global.

O infográfico é feito todo em Flash e apesar de não apresentar uma grande interatividade, já que não há propriamente muita interferência do usuário, a peça traz informações bastante atualizadas. A animação é muito bem feita também.



Agora na área dos newsgames, apresentamos um jogo que mede o quanto seus hábitos podem trazer impactos para o planeta. É o Consumer Consequences, publicado pela American Public Media. Descobrimos o link no blog do André Deak - que também vale a visita.

Basicamente o jogo funciona como um imenso e detalhado questionário, que de acordo com sua localização (fazenda, cidade...) mede os impactos que as atividades do dia-a-dia causam ao planeta.

A forma como as respostas são cruzadas não fica muito clara e é justamente por isso que mesmo não sendo algo com um valor científico comprovado, o newsgame consegue fugir dos outros muitos onde o usuário facilmente burla o sistema do jogo, apenas entendendo o quanto a pergunta pode influenciar no resultado final.

A diversão fica por conta da escolha do estilão do personagem que pode ser desde um fazendeiro com cara de bravo, até um jovem com moicano (figura abaixo). A mensagem do newsgame é clara: não importa sua cara ou seu estilo... todo mundo tem sua parcela de 'culpa'. Os desenhos também são caprichados e tem uma cara de HQ.


Um dos maiores grupos de rádio e TV do País Basco (a Eitb) produziu essa próxima indicação, já ganhadora de prêmios. O tema, é claro, são as mudanças climáticas, mas a abordagem é o grande diferencial.

O especial multimídia chama-se Climate Change e possui quatro ramificações que explicam porque acontecem os fenômenos, quais são as previsões dos especialistas para o nosso futuro e também, entre outros conteúdos, oferece uma visita virtual na qual são apresentados como as mudanças no clima poderão interferir no clima do deserto do Sahara e em Perito Moreno na Argentina. Tudo isso em um ambiente 3D muito bem construído.


A gente fez um breve screencast para quem não conseguir acessar o especial que é bem pesado para carregar. Mesmo assim, não deixem de conferir o especial.


Nossa última indicação de hoje é o site Breathing Earth que mostra em tempo real as taxas de natalidade e mortalidade, bem como as emissões de gás carbônicos em todo o mundo. Sem dúvida, um dos sites mais interessantes que já surgiu em toda a rede, sendo também já indicado por outros blogs na área da infografia multimídia.


Atualizado: O blog Chart Porn também fez suas indicações sobre o mesmo tema.
comentários pelo Disqus