Uma nova era do jornalismo?

Enquanto alguns jornais fazem experimentações com Newsgames, pesquisadores dentro e fora do Brasil buscam uma resposta sobre a interseção entre games e jornalismo. Nesse post, vamos ver a proposta do jornalista e professor  brasileiro Geraldo Seabra.

Ele disponibilizou na internet três artigos originados da sua pesquisa do mestrado sobre games e jornalismo: Do Odyssey 100 à Teoria do Newsgames, Games como emuladores de informação, aprendizagem e propulsão cognitiva para o advento do homem pós-humano e Newsgames - Games como emuladores de notícias.

Neles, Seabra tenta provar que os games, desde sua origem, são capazes de passar informações, "gerar habilidades e competências ao cotidiado e profissinal" e propor um novo modo de se fazer jornalismo online.


Arquitetura dos newsgames

Ele mostra como a informação é encontrada ao longo das sete gerações dos videogames, alguns newsgames produzidos no mundo e, por fim, uma nova proposta: os newsgames como plataforma de notícias em tempo real, e não como jogos baseados em notícias (como tem sido feito), originando o que ele chama de jornalismo 4.0, a era dos gamers jornalistas.

Para ficar mais claro, podemos imaginar o seguinte:

Um editor selecionará, com os jogadores, notícias na internet sobre um tema de interesse do grupo. Em seguida o NewMaster (o equivalente ao mestre, no RPG) inicia o desenvolvimento do jogo reproduzindo o cenário do fato noticioso escolhido. Concluída essa etapa, os players entram no jogo, onde receberão as regras e as instruções para alcançar uma meta proposta. É aí que entram os agregadores de conteúdo (RSS), trazendo informações e notícias da web para dentro do game e, assim, ajudando os jogadores na solução dos desafios propostos.

O jogo pode durar muito tempo (dias!) até o NewMaster encerrá-lo. Quando isso acontecer, uma possível resposta "da questão-notícia é registrada como resultado-notícia, que pode ser editada como informação nova na Web", como Seabra coloca em um dos artigos.


Interface proposta por Carlos Seabra

Basicamente, essa é a Teoria do Newsgames proposta por Carlos Seabra. O que você acha? A era 4.0 do jornalismo pode chegar? Surgirão gamers jornalistas? É possível desenvolver um jogo tão rápido? O que essa proposta muda ou contribui para o jornalismo atual?

Acho que só com uma entrevista para responder essas e outras questões! Aguardem.
comentários pelo Disqus