História dos infográficos

É bem difícil saber ao certo quando surgiu o primeiro infográfico. Nas últimas semanas, andei pesquisando e há poucos estudos precisos sobre o assunto. No post de hoje, você confere o início de uma série na qual pretendo apresentar um panorama sobre a história da visualização de dados, desde as pinturas rupestres até os primórdios da infografia multimídia.

Pra começar a falar sobre os marcos dessa arte precisamos voltar no tempo. Uma das primeiras representações gráficas humanas foram os mapas, mais antigas até que a própria escrita. Segundo arquivos do ministério da cultura turco, o mapa abaixo, datado de 6200 a.c., é o mais antigo do mundo.

A descoberta aconteceu em 1963 pelas mãos do arqueólogo James Mellaart em Ankara na Turquia, durante escavação do sítio arqueológico em Çatalhöyük; o vilarejo que é retratado no desenho. A figura acima é na realidade uma representação colorida artificiamente de uma pintura rupestre que tem aproximadamente 2,75 metros de altura.

O posto de primeiro mapa do mundo é controverso. Além de obviamente outras representações bem antigas quererem o lugar; um post no makingmaps.net discute a verdadeira origem do tal mapa. Foi lá que conheci um artigo científico (em inglês) de uma pesquisadora britânica que coloca o desenho apenas como mais um dos muitos outros similares também presentes nas mesmas escavações. É até justo, mas pouco me convence.

Outro argumento do autor do post é o fato de nós termos o que ele chama de "cartacacoete" - uma mania incontrolável de tentar reconhecer mapas em tudo, inclusive em nossas próprias línguas. Meio exagerado. O fato é que o desenho, segundo relatos de pesquisadores, é bastante requintado para a época e possui detalhes marcantes, como o vulcão em erupção ao fundo e as mais de 80 casas, que representavam bem o local na época.
comentários pelo Disqus