Brasileiros na II Guerra Mundial são tema de newsgame

Jogue o newsgame que mostra as dificuldades enfrentadas pelo exército brasileiro na II G.M.
Mais uma vez a revista Superinteressante lança um newsgame. A obra, dessa vez, enfoca a participação dos brasileiros na Segunda Grande Guerra, dando ao jogador informações a respeito do contexto que o mundo vivia naquela época e das dificuldades enfrentadas pelo exército do Brasil ao participar de uma batalha em um país (Itália) com características culturais e climáticas diferentes da nossa.

O jogo, intitulado de "A cobra vai fumar - O Brasil na Segunda Guerra Mundial", traz uma introdução que retrata a participação do exército brasileiro na batalha de Monte Castelo, passando dados que fundamentam a importância da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na guerra. A introdução também conta os boatos que rolavam no Brasil. Na época diziam que era mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil mandar o exército para a Guerra. Daí vem o nome do game.

Para iniciar o jogo, é necessário preencher uma pequena ficha com três itens: nome, número de dentes e altura. O jogador precisa colocar um número de dentes maior que 29 e uma altura mínima de 1,55m para ser aprovado, exigências feitas aos recrutas pela FEB.



No desenrolar da história, encontramos desafios que mostram, por exemplo, o treinamento, as dificuldades de comunicação entre os brasileiros e os italianos e de adaptação ao clima frio. No final o jogador sai com uma ideia dos desafios enfrentados pela FEB. Para muitos, essa experiência pode ser melhor do que pegar um livro didático para conhecer mais o assunto.



Para aprofundar mais, estão disponíveis no site da revista duas matérias a respeito do Brasil na Segunda Guerra. "Pracinhas, como os brasileiros lutaram no front" e "E se a Segunda Guerra Mundial não tivesse acontecido?". Vale a pena conferir.
comentários pelo Disqus