CNN Challenge - o quiz da maior rede de notícias do mundo

Lançado no fim de outubro juntamente com a reformulação do  site do canal, o CNN Challenge é um quiz-noticioso que emula em um ambiente 3D os clássicos programas de pergunta e resposta americanos. Nós jogamos e o resultado você confere no screencast na sequência.



A dinâmica do jogo gira em torno das notícias publicadas no site e acontece em 3 etapas. Nos dois primeiros rounds o competidor tem 30s para responder as 5 questões de múltipla escolha apresentadas com fotos e vídeos que contextualizam os fatos. Quanto mais tempo demorar, menos pontos você faz.

Cada questão corresponde a uma pergunta do lead clássico: Who, What, When, Where e Why  e cobre os mais variados tópicos e dificuldades, indo desde entretenimento como O que fazia Gene Simmons antes da fama? até questões históricas como Quando Saddam Hussein assumiu a presidência do Iraque?.

Na etapa final chamada Lightning room a duração é bem menor. Em apenas um minuto e meio você também deve responder a as perguntas do lead, no entanto a dinâmica muda pois o usuário é convidado não só a clicar em respostas de múltipla escolha, mas também deve arrastá-las para os campos corretos, digitar no teclado como no jogo de forca, entre outras possibilidades.

Se registrado o usuário pode acessar ainda no Challenge um ranking mundial de competidores e também as  notícias relacionadas às últimas 15 perguntas respondidas por ele.

Alguns blogs americanos divulgaram o jogo como um newsgame, no entanto é bem assim. como apontamos em Quando jogo e notícia se juntam, para ser classificado nessa categoria, a peça informativa deve ser baseada em um fato, imergindo o usuário na notíicia.

Aqui no país o G1 tem uma  seção de quizzes. Nesse último publicado no site é possível rir um pouco e se informar com as Metáforas na política relacionando-as com notícias desse último ano.

comentários pelo Disqus